quinta-feira, 24 de maio de 2012

MEDICINA VETERINARIA



O CURSO
A Medicina Veterinária é um curso com relativo grau de dificuldade, pois é uma Medicina comparada. Ou seja, quando se estuda Anatomia, por exemplo, deve-se comparar as  características entre o cães, gatos, cavalos, bois e porcos.
Na maioria das universidades, o curso de Medicina Veterinária é oferecido em 10 semestres letivos, em período integral. A grade curricular é bastante abrangente. O aluno encontra disciplinas como Anatomia, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia, Biofísica, Embriologia, Genética, Virologia, Micologia, Radiologia, Administração Rural, Nutrição Animal, Fisiopatologia, Inspeção Sanitária e Clínica Médica. Para concluir o curso, é preciso fazer estágio obrigatório.
A área de Medicina Veterinária está em expansão. O profissional encontra muitas oportunidades em clínicas, propriedades rurais, empresas que fabricam produtos de origem animal e órgãos públicos de fiscalização e inspeção sanitária. A área comercial, com a atuação em empresas de medicamentos, rações e acessórios para animais, também aumenta o número de oportunidades para os veterinários.
Assim como a Medicina Humana, a Veterinária também possui diversas especialidades. De acordo com a especialidade escolhida, o profissional passa a se dedicar ao estudo de uma determinada espécie de animal ou de certas estruturas do corpo destes animais. Veja quais são as 29 especialidades reconhecidas atualmente pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV):


Acupuntura veterinária: tratamento de doenças através da aplicação de agulhas, geralmente em animais de pequeno porte (cães e gatos).

Anestesiologia veterinária: uso de anestésicos para aliviar dores e fazer cirurgias.

Bem-estar e comportamento animal: especialista no estudo da interação entre os animais e seu ambiente e também com outros animais, de espécie igual ou diferente.

Clínica e técnica cirúrgica: preparo dos animais para operações e realização de cirurgias.

Clínica médica de grandes animais: atendimento de ruminantes (como bois), eqüídeos (cavalos e asnos) e suínos (porcos), diagnosticando doenças e acompanhando tratamentos.

Clínica médica de pequenos animais: atendimento de cães, gatos, roedores, aves e peixes, diagnosticando doenças e acompanhando tratamentos. O profissional pode se especializar ainda em Cardiologia (coração), Dermatologia (pele), Odontologia (dentista), Oftalmologia (olhos), Ortopedia e Traumatologia (ossos e articulações).

Ecologia e gestão ambiental: atuação em empresas e órgãos públicos, elaborando projetos de desenvolvimento sustentável e estratégias de atuação a fim de preservar o ambiente.

Economia rural e gestão de agronegócio: administração de empresas que produzem, manufaturam e comercializam produtos de origem animal.

Farmacologia e terapêutica veterinária: especialista na elaboração de medicamentos e tratamentos de uso veterinário.

Fisiologia e endocrinologia veterinária: estudo das atividades vitais e glândulas dos animais.

Genética e melhoramento animal: pesquisa de melhoria genética, principalmente de rebanhos, como bovinos, para alcançar bons resultados na reprodução de animais produtores de alimentos e insumos.

Homeopatia veterinária: uso de medicamentos terapêuticos em tratamentos.

Inspeção higiênica, sanitária e tecnológica de produtos de origem animal: profissional responsável por fazer vistorias em indústrias e locais de produção de insumos de origem animal (carnes, leite, pescado, ovos, mel e seus derivados).

Medicina e produção de animais aquáticos: criação de animais como peixe, camarão e lagosta.

Medicina e produção de animais de laboratórios: criação de animais utilizados em experiências em laboratórios, como ratos e coelhos.

Medicina e produção de animais silvestres: criação em cativeiro, principalmente para preservação da espécie, de animais como jacarés, capivaras e tartarugas.

Medicina veterinária legal: especialista em necropsia de animais para estudo e para descobrir o motivo da morte.

Medicina veterinária preventiva: profissional que atua na prevenção de doenças em animais, podendo trabalhar com saúde pública, epidemiologia (controle de epidemias), zoonoses (transmissão de doenças do animal para o homem), planejamento em saúde animal, doenças infecciosas ou parasitárias e vigilância sanitária.

Microbiologia veterinária: pesquisas em laboratórios de vírus, bactérias, micróbios e outros seres microscópicos.

Morfologia veterinária: pesquisa das estruturas dos animais, como anatomia, histologia (tecidos), citologia (células) e embriologia.

Nutrição animal: elaboração de dietas alimentares para animais, principalmente os ruminantes e eqüídeos. O profissional pode se especializar também em agrostologia (estudo da grama).

Parasitologia veterinária: estudo e prevenção de doenças causadas por parasitas.

Patologia clínica veterinária: pesquisa, diagnóstico e tratamento de doenças em animais.

Patologia veterinária: estudo de doenças em animais, podendo ser especializado em anatomia patológica, histopatologia (doenças nos tecidos do corpo) e ornitopatologia (doenças em aves).

Produção animal: acompanhamento de produções animais, como bovinocultura (bois), bubalinocultura (búfalos), caprinocultura (cabras), ovinocultura (ovelhas), equideocultura (cavalos), suinocultura (porcos), avicultura (aves), cunicultura (coelhos), apicultura (abelhas), sericicultura (bicho-da-seda) e estrutiocultura (avestruzes).

Radiologia e diagnóstico por imagem veterinária: diagnóstico de doenças através de ultra-sonografia, ressonância magnética, tomografia e videolaparoscopia.

Reprodução animal: desenvolvimento de pesquisas de reprodução, nas áreas de andrologia (estudos dos órgãos sexuais masculinos), inseminação artificial, ginecologia e obstetrícia veterinária, produção "in vitro" de embriões, clonagem animal, transgênese animal e fisiologia e manejo reprodutivo.

Tecnologia de produtos de origem animal: estudo de tecnologias para melhorar a produção de insumos, como carnes, leite, ovos, mel e seus derivados.

Toxicologia veterinária: pesquisa de substâncias tóxicas e venenos.

A PROFISSÃO
A profissão oferece muitos ramos de trabalho e o mercado está em expansão. As oportunidades para o médico veterinário nos grandes centros urbanos estão concentradas em clínicas e hospitais para pequenos animais e outras atividades como higiene e desinfecção da indústria de alimentos, indústria farmacêutica veterinária e tecnologia e inspeção de produtos de origem animal. No meio rural, a atividade do veterinário está associada à saúde pública e à produção, clínicas particulares e centros de tecnologia e administração rural. O profissional pode também trabalhar com ecologia, com pesquisas e perícia técnica em animais de competição.
Campos de atuação:
·         Produção e Reprodução Animal
·         Clínica Médica e Cirúrgica
·         Inspeção Animal
·         Bem-Estar Animal
·         Sanidade e Nutrição animal
·         Saúde Pública
·         Ensino Superior

Salário médio inicial: R$1.700

Onde Estudar:
Unicentro - UEL – UEM – UFPEL - UFRS – UENP – UFPR – UNESP - USP




Postado por Samantha Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário