terça-feira, 15 de maio de 2012

ACUPUNTURA EM PEQUENOS ANIMAIS
Técnica que possui milênios, sendo praticada já antes de Cristo. É originária do oriente, não se sabe ao certo em que país, porém os primeiros documentos escritos descrevendo-a eram chineses.
Diz a lenda que a acupuntura veterinária foi descoberta quando um cavalo em guerra foi atingido num ponto, por uma flecha. Notou-se melhora após o acontecido, desde então foram descobrindo-se milhares de pontos que podem melhorar a saúde dos animais.
Atualmente a acupuntura é praticada em todas as espécies animais, dentre elas cães, gatos, aves e até peixes. Podemos hoje utilizar diversas técnicas, e com auxílio de diversos aparelhos elétricos, à laser e etc 
A acupuntura foi reconhecida pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), como especialidade desde de 1995. Hoje ela é uma ciência, com pesquisas sendo feitas no Brasil e no mundo e já com comprovação estatística de eficácia.
Estímulo de determinados pontos do corpo através da inserção de agulhas, aplicação de calor, massagens e técnicas de manipulação e eletroestimulação, ultra-som, injeção de substâncias nos pontos e do uso de raio laser




A Acupuntura é o principal método terapêutico da Medicina tradicional chinesa, que visa a restauração e a manutenção da saúde através do equilíbrio da energia vital. O tratamento por Acupuntura vem sendo utilizado em animais e seres humanos há pelo menos 5 mil anos com sucesso e continua sendo o principal método terapêutico de pelo menos ¼ da população mundial. A sessão de Acupuntura consiste no estímulo de determinados pontos do corpo através da inserção de agulhas, aplicação de calor, massagens e técnicas de manipulação e eletroestimulação, ultra-som, injeção de substâncias nos pontos e do uso de raio laser.

FUNCIONAMENTO DA ACUPUNTURA

 Esta técnica consiste na aplicação de finíssimas agulhas próprias de acupuntura, as quais são estéreis e descartáveis, na pele dos animais, podendo ser inseridas superficialmente ou até mesmos alguns centímetros, penetrando a pele e músculos, por exemplo, causando estímulos no corpo do animal, os quais levarão a uma resposta do organismo, ocasionando a cura de certas doenças, ou ao menos o controle da mesma, determinando um quadro de bem-estar físico e emocional/psíquico ao animal.
Meridianos são canis por onde circula a energia vital do organismo. Tecidos e órgãos internos estão conectados à superfície da pele através desses meridianos. Logo, a aplicação de agulhas ou outros estímulos a pontos nestes meridianos gera reações tanto em tecidos adjacentes quanto órgãos a distância.
Um animal saudável apresenta o fluxo de energia liberado nestes meridianos, nutrindo todos os órgãos e tecidos do organismo. Quando há um bloqueio, obstrução, excesso ou deficiência de energia nos meridianos, o corpo fica propenso a problemas físicos, emocionais e de órgãos internos.
Através do correto diagnóstico sob o ponto de vista da Medicina tradicional chinesa, o acupunturista veterinário poderá equilibrar os meridianos afetados, influindo em órgãos internos, tecidos moles, parte emocional, etc. Causando a liberação de endorfina, cortisol, relaxando a musculatura, melhorando o funcionamento tendíneo muscular e orgânico como um todo.
A Medicina chinesa pode ser associada à Homeopatia, que age de forma sinérgica acelerando o processo de recuperação do paciente.






 DOENÇAS A SEREM TRATADAS

A acupuntura pode ajudar no tratamento de todas as doenças, porém destacamos para as doenças osteo-musculares e de sistema nervoso central e periféricos. Além dos casos de dor, várias doenças como artrite, gastrite, artrose, diabetes, hérnias de disco
tetraplegia e paraplegia,
insuficiência renal, paralisia facial, displasia, coxo-femural, alergia atópica, insônia, estresse, entre outras podem ser tratadas pela acupuntura com eficiência. Traumas, seqüelas de cinomose e recuperação pós-operatória tambémsão tratáveis pela técnica milenar.
Em casos de dores muito agudas, a acupuntura pode causar um incômodo, quando aplicadas próximas ao local afetado. Em casos extremos temos como driblar a dor, realizando acupuntura com laser e utilizando outros aparelhos como ultrassom.
Segundo a  veterinária Cecília Maria R. T. Groke a intenção de curar o animal colabora para o êxito do tratamento e para o aumento da qualidade de vida do
bichinho. Pelas suas mãos já passaram mais de mil animais
entre cães, gatos, coelhos, sagüis e cabritos.
Ela adverte sobre alguns cuidados que os donos precisam ter para preservar a saúde do seu animal: - cuidar da alimentação para que ele não se torne obeso; -não praticar exercícios físicos de alto impacto,como saltar e correr em solo irregular.Dependendo do quadro do paciente as sessões de acupuntura podem ser associadas a medicamentos fitoterápicos, homeopáticos ou alopáticos, obtendo ótimos resultados e diminuindo a incidência de cirurgias.






 GROKE C.M.R.T. Acupuntura Veterinária. Disponível em:<http://www.petfriends.com.br/veterinario/mundo_veterinario_acupuntura.htm  > Acessado em: 13 de maio de 2012

BERNSTEIN M. Acupuntura Veterinária - O que é e para que serve?.Disponível em:<http://www.pequenoscaes.com.br/acupuntura_veterinaria.php > Acessado em: 13 de maio de 2012

 Acupuntura Veterinária. Disponível em:<http://www.acupunturaveterinaria.com.br/acupuntura/  > Acessado em: 13 de maio de 2012

 Acupuntura.Disponível em:<http://www.acupunturaemanimais.com/acupuntura.htm>. Acessado em: 13 de maio de 2012



Postado pela acadêmica Mari Jane Taube

Nenhum comentário:

Postar um comentário