quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ginecologia e Obstetricia


Aspectos ultrassonográficos dos tumores de mama

Na cadela, as características dos tumores mamários, como composição tecidual e vascularização, podem estar relacionadas aos achados  ultrassonográficos. Na avaliação ultrassonográfica das glândulas mamárias das cadelas, visualizam-se a ecogenicidade, a ecotextura, os limites, a compressibilidade, o tamanho, a arquitetura do parênquima e as alterações em tecidos vizinhos.
A forma oval ou elipsoide é mais indicativa de tumor benigno. As características de malignidade, descritas pela literatura, são margens irregulares e sombra acústica. Tumores malignos, geralmente, apresentam ecogenicidade heterogênea, enquanto nos benignos o padrão ecogênico é homogêneo.
Ainda em relação à diferenciação entre nódulos sólidos benignos e malignos, a heterogeneidade dos ecos internos, contornos irregulares, bordas pouco nítidas, contraste mais nítido com o parênquima adjacente, atenuação acústica posterior, espessamento ou retração da pele, distorção arquitetural adjacente ao nódulo, espiculações e visibilidade de calcificações. 
Além de um método complementar de diagnóstico, a ultrassonografia pode ser utilizada para avaliação da mama operada, com o objetivo de  individualizar recidivas eventuais e/ou complicações secundárias ao tratamento cirúrgico, como hematomas e seromas.O exame ultrassonográfico também apresenta limitações, quando, por exemplo, a dimensão do tumor excede o campo de visão do transdutor ou quando a margem posterior de lesões maiores apresenta difícil visibilidade devido à inadequada penetração.
O emprego da ultrassonografia tridimensional na avaliação intraductal de tumores mamários, tendo a descrição do volume tumoral a maior característica deste exame. Este método pode ser uma alternativa em medicina veterinária, com a inclusão da técnica tridimensional no diagnóstico por imagem em pequenos animais, como mostram os estudos.
A ultrassonografia, em pequenos animais, é um método de diagnóstico por imagem muito importante na rotina do veterinário. O conhecimento das características ultrassonográficas dos tecidos e sua anatomia podem auxiliar no diagnóstico de várias enfermidades.              
A frequência do uso da ultrassonografia no diagnóstico de neoplasia mamária em cadelas ainda é restrita, particularmente pela falta de estudos que correlacionem os achados macroscópicos e microscópicos. Este método de diagnóstico é mais amplamente utilizado para a detecção de metástase em órgãos abdominais.
Em medicina humana, algumas técnicas como aquelas descritas anteriormente estão sendo utilizadas para complementar o exame ultrassonográfico das mamas. Estas técnicas são de grande valia no diagnóstico e acompanhamento da clínica oncológica. Incorporando essas técnicas complementares em medicina veterinária, o exame ultrassonográfico das glândulas mamárias passará a ter maior importância como método de diagnóstico.






Disponivel em:http://www.cbra.org.br/pages/publicacoes/bra/download/RB163% 20Feliciano%20vr2%20pag197-201.pdf



Postado por Samantha Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário