sexta-feira, 25 de maio de 2012

Oncologia Veterinária


Oncologia Veterinária

A oncologia Veterinária, praticada em pequenos animais é uma especialidade ao diagnóstico e ao tratamento dos diferentes tipos de câncer em cães e gatos.
Hoje, é uma das especialidades mais realizadas na clínica veterinária, sendo responsável pela maioria dos atendimentos.


O câncer acomete animais geralmente em estágio de vida avançado. Em alguns casos, a cirurgia é realizada como tratamento único. No entanto, há outros métodos de tratamento complementares, como a quimioterapia, que é utilizada quando há disseminação metastática da doença.
O tratamento único com quimioterapia é indicado em cânceres como os linfomas e leucemias. Embora muitos proprietários inicialmente expressem certa apreensão relacionada aos efeitos colaterais que o tratamento possa desencadear, na prática observamos que os efeitos colaterais da quimioterapia em cães e gatos são muito mais sutis e melhor tolerados pelos animais do que por pessoas submetidas ao mesmo tratamento.
Assim como em pessoas, os efeitos colaterais desencadeados pela quimioterapia em cães e gatos também incluem náuseas, queda no número de células de defesa, diarréia e queda de pelos.
Na intenção de minimizar os efeitos da quimioterapia, o médico veterinário oncologista recomenda o uso de terapia suporte alguns dias após a sessão, como, por exemplo, medicamentos para controle de náuseas, protetores de mucosa gástrica e intestinal e, em algumas situações, antibióticos.
Apesar de a oncologia veterinária nos dar várias opções de tratamento, vale lembrar que é de extrema importância o diagnóstico precoce da doença, para que as chances de cura do animal sejam maiores.

Fontes:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302000000300011

Postado por: Neri Héllen Vieira da Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário