segunda-feira, 14 de maio de 2012

Neosporose


Neospora caninum é um agente etiológico responsável por aborto em gado leiteiro. Onde o seu ciclo biológico inclui o cão como hospedeiro definitivo por eliminar oocisto em suas fezes. Onde se observa sinais clínicos como aborto, absorção, mumificação fetal ou nascimento de bezerros fracos provocados pela presença do agente etiológico no rebanho associado à presença de anticorpos anti-Neospora nas vacas. A doença é causada por um microorganismo e foi primeiramente confundida com a toxoplasmose, uma vez que, suas fases evolutivas são semelhantes.
Estudos recentes têm demonstrado que diversas espécies de animais como bovinos, ovinos, equinos e caprinos são acometidos por este protozoário, considerando esta doença como de suma importância.
Há uma fase sexuada no hospedeiro definitivo (HD) e assexuado no hospedeiro intermediário (HI), onde o HD, cães, por exemplo, são infectados ao consumir tecidos com parasitas na forma cística oriundos de hospedeiros intermediários, como os bovinos. Em seguida ocorre a fase sexuada no HD, com a multiplicação no intestino e liberação dos oocistos nas fezes. O HI se infecta ingerindo alimentos contaminados com fezes contendo oocistos esporulados. No estômago do HI, os oocistos rompem-se pela ação mecânica liberando os esporozoítos, que invadem os tecidos e sofrem multiplicação assexuada originando taquizoítos móveis, que são encontrados em desenvolvimento dentro de vacúolos parasitófagos de várias células como neurônios, macrófagos, fibroblastos, miócitos (COLLERY, 1996).
O sinal clínico associado com a neosporose em bovinos é o aborto que se concentram no segundo terço da gestação e a média é em torno de cinco meses e meio. A infecção por Neospora pode resultar em abortos, mumificações, mortes no útero seguidas de absorções e natimortos. Os bezerros que nascem vivos podem ter sinais clínicos de paralisia, baixos crescimento e ganho de peso. Também podem estar infectados no útero, mas sem sinais clínicos, fato que contribui para persistência e disseminação crônica no rebanho (DUBEY & LINDSAY, 1996). 
A neosporose é uma doença que acomete abortos em bovinos, e tem uma grande importância não só entre as patologias, mas nos aspecto econômico onde se encontra como grande causador de abortos acarretando prejuízos à bovinocultura. Estas perdas são geradas pelo menor desempenho dos animais, custos com tratamentos, e mortes eventuais de feto e da matriz.  
Onde foi observada uma relação entre o HD, cães e HI bovinos, uma alternativa simples e viável para reduzir a incidência desta patologia no rebanho é a redução da exposição de cães a tecidos infectados como placenta, fetos abortados, removendo estes fetos, crias mortas  e placentas do meio ambiente; uso de maternidades individuais; reduzir o número de gatos e cães com o rebanho; cobrir os alimentos; enviar ao laboratório fetos  abortados e placenta para diagnosticar a causa do aborto e fazer a sorologia do rebanho.


                                                                
REFERÊNCIAS:

http://www.revista.inf.br/veterinaria10/revisao/edic-vi-n10-RL60.pdf



Imagem:http://www.google.com.br/imgres?q=neospora+caninum&um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1241&bih=606&tbm=isch&tbnid=jLtk6dE3UCpoTM:&imgrefurl=http://www.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/doc/doc104/02neospora.html&docid=i10627l-a2RinM&imgurl=http://www.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/doc/doc104/fig1.jpg&w=375&h=390&ei=64WxT7u3Hc_k6QGtsfzaAw&zoom=1


Postado por: Ana Paula Casagrande

Nenhum comentário:

Postar um comentário