terça-feira, 15 de maio de 2012

Dermatologia canina - possivel área de atuação

Como diagnosticar alergias em cães?

A dermatologia é uma área bastante complexa, ela exige um empenho muito grande do proprietário e também do médico veterinário para que o animal não se canse. Esse fato ocorre por não pode diagnosticar uma alergia em laboratórios.
Nos dias de hoje cerca de 70% dos casos de dermatologia são alérgicas, e não há exames que se possam fazer para que possamos ter a certeza de tal alergia, diferente de outras doenças que podemos constatar através de exames laboratoriais, como por exemplo, as dermatites parasitárias (sarnas), as dermatites fúngicas (micoses), as neoplasias, as doenças autoimunes e tantas outras.
O diagnóstico é feito a partir da exclusão das doenças, e quando temos a certeza de ser uma alergia várias outras são descartadas. Isso pode gerar uma frustração muito grande do proprietário por ser um tratamento demorado, que exija paciência, olhando por outro ângulo o clínico deve ter máxima dedicação da situação, pois muitas vezes deverá tratar o animal ao longo de sua vida vendo que não existe solução ao problema diagnosticado.
O primeiro passo está na eliminação de parasitas (pulgas, carrapatos, piolhos...), cortando alimentos que o animal já consome, isso exige atenção da parte do proprietário, oferencendo ao animal alimentos caseiros por um grande período, entre 60 a 90 dias.
Dieta de eliminação: possível detectar se o animal tem alergia ao seu próprio alimento, de forma alguma deve ser descartada essa hipótese. O veterinário irá orientar montando uma dieta que deve ser seguida rigorosamente durante o prazo estabelecido.
Caso a dieta não faça efeito algum, sua alergia será considerada atópica, ouseja, causado por inalantes ambientais, e o seu tratamento é permanente.
Para dermatólogos conscientes sabem que o tratamento de pele dos animais é algo demorado, que precise de uma investigação com mais detalhes para concluir o problema do animal. Ao diagnosticar uma alergia atópica o uso de medicamentos é por toda a vida.
          


Fonte: http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=alergia_diagnostico.htm 
 http://vidanimalpd.blogspot.com.br/p/dermatologia-veterinaria.html
Postado por: Andressa Hiromi Sagae

Nenhum comentário:

Postar um comentário