quarta-feira, 23 de maio de 2012


Atualidades e inovações na clínica de pequenos animais


Hemodiálise para cães e gatos
        Diálise é um dos métodos utilizados no tratamento da insuficiência renal para substituir a função dos rins. As toxinas produzidas naturalmente pelo organismo deveriam ser excretadas pela filtração renal através da urina. Quando os rins falham em sua função de depuração, o nível de toxinas orgânicas sobe muito. A diálise ajuda a remover estas toxinas acumuladas, fazendo o papel de filtração que seria dos rins.




- Existem apenas 2 formas disponíveis de diálise em medicina veterinária:
1. Hemodiálise, que remove as toxinas diretamente da corrente sanguínea.
2. Diálise Peritoneal, que remove toxinas orgânicas através de um líquido especial que é colocado dentro do abdômen e posteriormente retirado. A diálise funciona através do principio de difusão. As toxinas se movem das áreas de alta concentração de toxinas (o organismo doente) para as áreas de baixa concentração de toxinas (os 'banhos' disponíveis nos 2 métodos dialíticos).

Dra. Karine Kleine, responsável pelos setores de Hemodiálise e Cardiologia com o cão APOLO, sendo submetido à sua última sessão antes da alta médica.


Que animais podem se beneficiar da Diálise?

A Hemodiálise está disponível para caninos, felinos e eqüinos, tanto em casos agudos como em casos crônicos. Nos casos agudos, os pacientes têm possibilidades de recuperação do parênquima renal lesado. Nestes casos, a hemodiálise é necessária até que os rins se recuperem e voltem a funcionar.
Animais com insuficiência renal crônica também obtém bons resultados com o tratamento, porém, os rins lesados não têm possibilidades de recuperação. O que se obtém é uma diminuição no nível de toxinas do organismo do animal, de forma que, com o auxilio de uma alimentação terapêutica específica para insuficiência renal, a doença se estabilize e o animal possa ganhar meses ou anos com boa qualidade de vida.
A hemodiálise também é extremamente útil no caso de intoxicações medicamentosas, venenos e outras.

Qual é a diferença entre hemodiálise e Diálise Peritoneal? 



Hemodiálise: 
Hemodiálise é o método dialítico em que a remoção das toxinas se faz diretamente do sangue, através do uso de circulação extra-corpórea. O sangue é retirado do corpo do animal, passa por um capilar (filtro) onde é banhado com as soluções ácida e básica, e retorna ao organismo livre das toxinas e impurezas que os rins não puderam depurar. Na hemodiálise em animais, é necessário o uso de um cateter de duplo lúmen colocado no átrio direito, através da veia jugular.

Para se proceder com hemodiálise, é necessário um equipamento especial e existem poucos lugares no mundo que disponibilizam o serviço.
A Hemodiálise é o método dialítico mais rápido e eficiente que há até o momento. É mais eficiente por unidade de tempo do que a Diálise Peritoneal.

Cão sendo submetido à sessão de HEMODIÁLISE


Diálise Peritoneal: 

Na Diálise Peritoneal, é colocado um fluido específico chamado "banho para diálise peritoneal" no interior do abdômen do animal. As toxinas se difundem do sangue (maior concentração de toxinas) para o banho de diálise peritoneal dentro do abdômen (menor concentração de toxinas) e em seguida, este liquido é drenado para fora do animal e descartado, trazendo consigo as toxinas.


Cão da raça Yorkshire durante procedimento de Diálise Peritoneal



A Diálise Peritoneal requer o implante de um cateter no abdômen do animal, utiliza equipamentos facilmente encontrados e de baixo custo. É um método dialítico lento se comparado com a hemodiálise, porém, é também bastante eficiente.


Quando se deve iniciar com a Hemodiálise? 



A indicação correta é a de associar a HEMODIÁLISE ao tratamento convencional após as primeiras 24 horas, quando a fluidoterapia (método conservador, que aumenta a capacidade de remoção de toxinas pelo aumento de volume de fluídos no organismo) não reverte eficientemente o quadro urêmico (aumento uréia no sangue). 

Pacientes em urgências com risco de vida devido às complicações decorrentes da insuficiência renal, como hipercalemia (alta de potássio), edema pulmonar refratário a medicamentos, devem recorrer imediatamente à Hemodiálise.

Pacientes envenenados por produtos dializáveis devem ser dializados o mais rápido possível, a fim de minimizar os danos gerados pelo envenenamento e obter o máximo de resultados.


Dr. Márcio Bernstein, responsável pelos setores de Nefrologia e Acupuntura, 

acompanhando o cão BUDDY durante uma sessão de hemodiálise.


UTI - Unidade de terapia intensiva
A diálise substitui a capacidade de filtração renal, porém, não substitui todas as funções renais.
Pacientes em diálise necessitam ser mantidos em tratamento intensivo durante as sessões, conhecido como "tratamento pós-dialítico" que inclui fluidoterapia especifica, antibióticos, bloqueadores H2 e outros medicamentos de acordo com a necessidade de cada caso. Como a grande maioria dos animais chega apresentando quadro de gastrite urêmica, com vômitos, estes medicamentos são introduzidos através do próprio cateter de hemodiálise.
Nesta fase, os animais precisam de constante monitoramento como pressão arterial, volume urinário, hemograma, leucograma, dosagem de uréia, creatinina, fósforo entre outros.

Cuidados em casa
Uma vez que o paciente esteja estável, possa se alimentar e receber medicamentos via oral, ele pode ir para casa entre as sessões de hemodiálise. O paciente retorna conforme a necessidade até ser totalmente liberado das sessões, quando os rins voltam a ter um funcionamento perto do normal.
O animal vai para casa com o cateter protegido por uma bandagem especial. Não é necessário nenhum cuidado especial com o cateter em casa. Basta mantê-lo limpo e seco.

Animais com seus cateteres de duplo lúmen protegidos, 

esperando na fila para a sessão de hemodiálise.


Por quanto tempo serão necessárias as sessões de hemodiálise?
Em casos agudos, a hemodiálise é feita até o início do processo de recuperação renal. Isso leva em média 2 a 4 sessões com 1 a 4 horas de duração, dependendo do caso. Porém, muitas vezes os rins podem levar de 3 a 4 semanas para se recuperar por completo.
Em alguns casos, os rins se recuperam muito rapidamente. Porém, em muitos casos, os rins não se recuperam, podendo levar o animal a se tornar um paciente renal crônico, ou mesmo ao óbito.
Em casos crônicos não terminais, apesar de haver danos irreparáveis nos rins, podemos obter uma estabilização do caso e o animal poderá obter uma boa qualidade de vida através de manutenção com ração terapêutica. O ANIMAL NÃO FICA DEPENDENTE DA HEMODIÁLISE!
Em casos terminais, aonde não há nenhuma função renal de filtração, a hemodiálise é uma opção até que se possa tentar um transplante renal.

A Hemodiálise pode fazer com que meu animal viva mais tempo?
A falha renal completa faz com que o animal morra em um período de no máximo 4 dias. Porém, a recuperação de lesões renais agudas pode levar até 4 semanas para ocorrer. A Diálise é feita para manter o animal vivo e em boas condições até que o rim e as funções renais possam ser restauradas total ou parcialmente.
Nem todo o animal que sofra de insuficiência renal aguda se recupera, mesmo os submetidos à Diálise (hemodiálise ou diálise peritoneal). Cerca de 40 % destes pacientes agudos morrem, mesmo com todos os esforços e tecnologia disponíveis.
Porém, 60 % destes pacientes sobrevive, e isso não seria possível sem o auxilio da diálise. Animais com insuficiência renal aguda podem se recuperar totalmente sem nenhuma seqüela ou se tornar pacientes renais crônicos e manter uma excelente qualidade de vida através de medicamentos e alimentação terapêutica.
Alguns pacientes crônicos, podem obter de 1 a 2 anos de vida extra ou mais, com qualidade, o que não seria possível sem a diálise.

Como o meu animal se sentirá em relação à Hemodiálise?
A maioria dos animais se adapta e aceita bem as sessões de hemodiálise. Eles se sentem muito melhor com o tratamento e muitas vezes "pedem" comida ao término da sessão ou mesmo saem da mesa dispostos a brincar e correr, o que não aconteceria antes do tratamento.
Durante as sessões, os animais são colocados sobre um colchão ou cobertor, enquanto seus proprietários os confortam e acariciam.
Cães e gatos não apresentam o cansaço após as sessões, comum em seres humanos. Em alguns casos, eles podem apresentar uma hipotensão passageira.

Cão se alimentando após sessão de hemodiálise



Existem riscos no procedimento?
Como na maioria dos procedimentos cirúrgicos, existem riscos e isso também ocorre com a hemodiálise e a diálise peritoneal. Alguns riscos são decorrentes dos procedimentos e outros são decorrentes da própria insuficiência renal. A equipe da RENALVET é treinada para reconhecer estes problemas e tomar medidas preventivas ou instituir tratamento imediato, quando necessário.



 BERNSTEIN, M.,KLEINE,K. Hemodiálise em cães e gatos.  Disponível em : < http://www.webanimal.com.br/cao/hemodialise.htm>. Acessado em 20 de maio de 2012.

Postado por Mari Jane Taube




Nenhum comentário:

Postar um comentário