segunda-feira, 14 de maio de 2012



A Medicina Veterinária moderna teve a sua origem em 1762 em Lyon na França, quando Claude Bourgelat fundou a primeira Escola de Veterinária, em 1765 instalou a segunda em Maison Alfort, sendo essas duas escolas distribuidoras para as outras nações.
No Brasil despertou a partir da visita do Imperador Dom Pedro II a escola de Alfort em 1875, porem se concretizou na Republica com o Decreto 8.319 de 20 de outubro de 1910, assinado pelo Presidente Nilo Peçanha onde o ensino de Medicina Veterinária se tornou obrigatório.
Nesse ano criou-se a Escola de Veterinária do Exército e a Escola Superior de Agricultura e Veterinária, ambas no Rio de Janeiro. A primeira turma da escola civil graduou-se em 1917. Porem o primeiro medico veterinário do Brasil, Dionysio Meilli, formou-se em 1915, em Olinda, Pernambuco, na Escola Superior de Medicina Veterinária São Bento, que beneficiou-se como portador de diploma de farmacêutico e colou grau antes que a Escola formasse sua primeira turma, em 1917.
Em 1929, a Escola Superior de Agricultura e Veterinária, no Rio de Janeiro, diplomou a primeira médica-veterinária brasileira, Nair Eugênia Lobo.
O primeiro diploma legal a regulamentar a Medicina Veterinária veio com o Decreto 23.133 de 9 de setembro de 1933. Essa data foi escolhida posteriormente como o dia do Médico Veterinário.


Postado por Samantha L. S. Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário