terça-feira, 15 de maio de 2012

Ortopedia em Pequenos Animais


Os pequenos animais podem possuir vários problemas ortopédicos congênitos. É mais comum em cães de raças grandes, que podem apresentar displasia coxofemoral (má formação da articulação coxofemoral, ou seja, a inserção do membro traseiro na cintura pélvica) seguida da displasia de cotovelo (anormalidade óssea da articulação entre o úmero e o rádio e cúbito), que podem trazer problemas de locomoção desde a juventude até a idade adulta do animal. Nos cães de raças pequenas é comum a necrose asséptica da cabeça do fêmur (necrose por falta de oxigenação pela interrupção no fluxo de entrada e saída de sangue na cabeça do fêmur) que pode ser tratado cirurgicamente e a luxação de patela, de cotovelo ou de ombro que podem ter tratamento cirúrgico e clínico dependendo do ocorrido. Também há as doenças articulares juvenis, como as osteocondrites e osteocondroses (patologias ortopédicas que acometem o entorno das articulações), geralmente nos membros torácicos, que precisam de um diagnóstico precoce e tratamento cirúrgico.

Os mais comuns problemas ortopédicos em pequenos animais são fraturas ocasionadas por traumas, atropelamentos e brigas. Muitas vezes as cirurgias são complicadas devido à necessidade de se inserir placas e parafusos, fixadores externos lineares, circulares ou híbridos, pinos intramedulares bloqueados, enxertos ósseos e uma boa orientação no pós operatório que pode levar meses para completa recuperação do paciente. No caso de acidentes ou problemas graves de coluna, os animais geralmente apresentam dor aguda, paralisia de membros, dificuldade de defecar e urinar, necessitando de uma pronta intervenção cirúrgica, assim como rupturas de ligamentos.

Problemas articulares comuns que são adquiridas através do tempo e que dificultam muito a locomoção são as osteoartrites, que são alterações anatômicas com consequentes repercussões nas juntas.

Os principais sintomas de problemas ortopédicos são: manqueira, dificuldade de locomoção, dificuldade para se levantar ou deitar, chorar de dor ao tentar se locomover, lamber ou morder regiões especificas, não apoiar um membro, diminuição do apetite, ficar deitado o dia todo em uma mesma posição, aumento de volume nos ossos ou ao redor deles e dificuldade de urinar ou defecar.
                                                    Tipos de andador para fisioterapia

Fontes:
http://www.msdonline.com.br/pacientes/sua_saude/doencas_reumaticas/paginas/osteoartrite.aspx
http://granpeq.com.br/area/Home/Quem+somos/Ortopedia/
http://julianamedvet2007.blogspot.com.br/2007/05/anormalidades-da-cartilagem-e-articulao.html


Publicado por Thayane Jaeger

Nenhum comentário:

Postar um comentário