terça-feira, 15 de maio de 2012

CARRAPATOS EM CÃES


     

           Nas áreas urbanas o Rhipicephalus sanguineus, vulgarmente conhecido como “carrapato marrom dos cães”, é a espécie mais prevalente no cão doméstico, hospedeiro natural, podem causar infestações maciças. A espécie de carrapato é vetor de diversos patógenos de importância para os cães, incluindo os agentes da babesiose, da hemobartolenose, da hepatozoonose e da erliquiose.
            No ambiente rural, onde os cães vivem geralmente soltos e têm livre acesso às matas, os carrapatos prevalentes são os do gênero Amblyomma, particularmente Amblyomma aureolatum, Amblyomma ovale, Amblyomma brasiliense, Amblyomma tigrinum e Amblyomma cajennense.
            Entretanto, há locais em que os cães assumem um importante papel epidemiológico no ciclo desses carrapatos, dada a sua alta exposição, suscetibilidade às infestações pelas espécies citadas e possibilidade de transporte desses carrapatos para o interior das residências. 
            Como animais de estimação, podem contribuir indiretamente para a disseminação da febre maculosa, ao transportarem carrapatos previamente infectados se faz interessante uma inspeção após cada passeio em áreas de risco a fim de minimizar ou banir a possibilidade de migração destes parasitas para o ambiente domiciliar!






Postado por Samantha Laís S. Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário