terça-feira, 15 de maio de 2012

Vacinação




A vacina é um cuidado muito importante, tanto para um cão adulto como para um cão filhote. Ela previne uma série de doenças virais que ao se agravar podem levar este animal a óbito. Deve se imunizar antes mesmo do animal frequentar a rua, pois é nestes locais públicos que a chance de ser infectado é muito maior, principalmente em filhotes. O cão deve ser vacinado sadio, sem febre, diarreia e de preferência vermifugado. Caso contrário pode ocorrer do organismo não responder as doses de vacina.
O médico veterinário é responsável por definir as doses que seu animal deve tomar, e o intervalo de tempo indicado. As vacinas de anti rábica, V8 ou V10 são obrigatórias em qualquer esquema que o veterinário indicar.
Os animais adultos que nunca foram vacinados dever tomar duas doses da vacina múltipla, a segunda 21 dias após a 1ª dose e uma dose de vacina anti rabica, em animais que não se sabe o seu histórico esse procedimento é utilizado.
Não se deve vacinar animais com menos de 45 dias, pois a mãe pode transferir seus anticorpos aos filhotes criando assim anticorpos que inativem a vacina. Caso a mãe nunca tenha sido imunizada este procedimento deve ser reavaliado.
 Com as vacinas disponíveis no mercado esse esquema é dividido da seguinte maneira, tendo em mente que as doses devem ser reforçadas anualmente:
- de 45 a 60 dias: 1ª dose da vacina múltipla, 1ª dose da vacina contra giárdia, vacina contra tossi dos canis.
- 21 dias após a 1ª dose:  2ª dose da vacina múltipla, 2ª dose da vacina giárdia.
- 21 dias após a 2ª dose: 3ª dose da vacina múltipla.
- a partir de 4 meses de idade: anti rábica.
Essas doses podem evitar tais doenças como cinomose, hepatite, parvirose, quatro tipos de leptospirose, coronavirose, parainfluenza, laringotraqueíte.
Além dessas vacinas supostamente obrigatórias, existem vacinas contra leishmaniose, uma zoonose que pode ser transmitida ao homem pelo animal. Geralmente aplicada onde existem casos ou suspeitas da doença, antes o animal deve fazer exames que possam diagnosticar se ele já está contaminado ou não. 
                                                        
                                                         
Fonte: http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=vacinacao_esquema.htm
Postado por: Andressa Hiromi Sagae

Nenhum comentário:

Postar um comentário