terça-feira, 29 de maio de 2012



Médico Veterinário: o profissional da saúde e dos negócios

   "Haverá um dia em que o homem conhecerá o íntimo dos animais. Neste dia um crime cometido contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade", disse Leonardo Da Vinci. Parece que alguém ouviu suas palavras. Atualmente, os animais recebem muito mais atenção e cuidados.
    Um dos grandes responsáveis por isso é o médico veterinário, que tem como principal missão preservar a saúde dos animais e, em conseqüência, a da humanidade. Assim, o lado mais tradicional e conhecido do seu trabalho é o socorro e o acompanhamento clínico de animais.
    "Porém, vivemos profundas alterações de comportamento e de tecnologia que modificaram a realidade do mercado e em conseqüência disso, o perfil do profissional moderno também mudou", comenta o Dr. José Alberto Pereira da Silva, professor da USP e presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo.
    Segundo Dr. José Alberto, nenhuma profissão ficou imune às modificações. "O engenheiro constrói prédios, o médico cura doentes, o dentista cuida de dentes e o veterinário cuida de animais. Isso não deixa de ser verdade, mas é uma meia verdade, porque não corresponde à realidade da sociedade moderna e contemporânea", exemplifica ele.
    Há cerca de 40 anos, tanto o médico quanto o veterinário se dedicavam à cura. Hoje o objetivo de qualquer área de saúde é a prevenção. O profissional deste milênio prepara-se para desenvolver responsabilidades com vocações regionais e voltadas à preservação do meio ambiente, de maneira que o desenvolvimento priorize as bases da vida, sem comprometer a vida do homem.
   "Algumas faculdades perceberam isso e fizeram alterações em sua grade curricular", acrescenta o presidente do conselho regional. É importante estar atento na hora de escolher a faculdade que irá cursar, pois algumas não formam o profissional que o mercado necessita e outras ainda aguardam o reconhecimento do curso pelo MEC.
O veterinário pode atuar das seguintes formas:

Clínica - Cuidar de animais domésticos, rebanhos e criações. Fazer exames clínicos, diagnósticos e prescrever tratamentos. 
Ecologia e meio ambiente - Pesquisar e garantir a preservação da fauna em regiões afetadas pela ocupação do homem. 
Higiene, inspeção e tecnologia - Controlar as condições de higiene em produtos de origem animal destinados à alimentação. 
Indústria de ração, medicamentos e defensivos animais - Cuidar do processo de fabricação e comercialização de soros, vacinas, carrapaticidas, rações, vitaminas e medicamentos. 
Prevenção e saúde pública - Procurar e eliminar fontes de infecções. Fazer o controle sanitário de alimentos em feiras, supermercados, bares e restaurantes, inspecionando os produtos e a forma de manuseio. 
Produção animal, administração e extensão rural - Acompanhar a criação e a exploração econômica de animais. Planejar e administrar propriedades rurais, trabalhando com agrônomos e zootecnistas. 
Biotecnologia, reprodução animal e fisiopatologia da reprodução - Essa é uma especialidade em ascensão na Medicina Veterinária. O exemplo mais comum é o da clonagem da ovelha Dolly. Mas engloba também o trabalho com ginecologia, obstetrícia e andrologia animal e técnicas de inseminação artificial. Pesquisas de processos de melhoria genética de cavalos, bois, ovelhas, porcos e aves, entre outros.

Exigências para ser um bom profissional
- É necessário ter sólida base de conhecimentos teóricos em disciplinas como: anatomia, microbiologia, moléstias infecciosas, parasitárias, entre outras 
- Domínio da legislação profissional e correlata Conhecimento de administração, gerenciamento e economia, pois a medicina veterinária lida com valores.
- Conhecimentos de Marketing 
- É preciso ter domínio de uma língua estrangeira, pois o profissional irá negociar com mercados externos. 
- Ser usuário de informática 
- Manter-se atualizado
O Mercado de Trabalho
   A carreira é promissora, se levarmos em consideração o fato de que o agronegócio e a agropecuária representam 49,4% do PIB nacional e que essas são as áreas que mais oferecem oportunidades ao médico veterinário.
    Nos grandes centros, o mercado de trabalho para o profissional, antes concentrado em clínicas e hospitais para pequenos animais, está ganhando destaque em outras atividades, como: higiene e desinfecção da indústria de alimentos, tecnologia e inspeção de produtos de origem animal, empresas de revendas de produtos biológicos para a veterinária, indústria farmacêutica veterinária e vigilância sanitária em secretarias municipais de saúde.
     No meio rural, o mercado está voltado com a saúde pública e a produção, seja na área de criação animal ou na criação de alimentos. A atuação do veterinário se dá, além das clínicas particulares, nos centros de tecnologia e administração rural. O veterinário também pode trabalhar com ecologia, desenvolvendo pesquisas com animais silvestres no campo ou em zoológicos.
     A novidade é a perícia técnica em animais que participam de competições esportivas. Por isso, espera-se que esse profissional seja cada vez mais criativo, tenha espírito inovador e empreendedor.
Faixa salarial
    O salário inicial fica em torno de $1.300 reais, mas varia bastante, já que o veterinário pode trabalhar como autônomo e receber de acordo com a quantidade de trabalho. Para aqueles que pretendem seguir carreira pública, a média salarial é de $4.000 reais.
O Curso
    O curso de Medicina Veterinária tem duração de cinco anos.Em período integral, aborda disciplinas como anatomia, histologia e embriologia dos animais, fisiologia, biofísica, parasitologia, imunologia, zootecnia, genética, farmacologia, clínicas médica e cirúrgica.
    Durante o curso, são desenvolvidas atividades em laboratórios, fazendas e hospitais veterinários, além de estágios. Algumas faculdades como a USP e a UNESP oferecem a possibilidade de residência para os recém-formados. Durante o curso, são desenvolvidas atividades em laboratórios, fazendas e hospitais veterinários, além de estágios.
    Para exercer a profissão de médico veterinário é preciso estar formado e inscrito no Conselho Federal de Medicina Veterinária. A partir de setembro, o estudante será submetido a um exame de suficiência, aplicado pelos conselhos regionais.
    A profissão é regulamentada desde 23 de outubro de 1968 pela Lei 5517.


MARUCCI,R. Médico veterinário: o profissional da saúde e dos negócios. Disponível em: http://carreiras.empregos.com.br/comunidades/campus/profissoes/medicina_veterinaria.shtm. Acessado em 29 de maio de 2012.

Postado Por Patricia Rossi


Nenhum comentário:

Postar um comentário