terça-feira, 29 de maio de 2012

Profissão Atual da Clinica de Pequenos



PROFISSIONAL NA CLINICA DE PEQUENOS

Nos últimos anos, houve um grande crescimento no mercado de trabalho para a especialidade de atendimento clínico e cirúrgico de cães e gatos, que é um segmento importante e rentável.
A área de clínica médica é cada dia mais procurada pelos médicos veterinários, no entanto, existem poucos cursos no Brasil que visam especializar o profissional neste campo. Acredita-se, assim, que a implantação do presente curso poderá inovar o sistema de formação pós-acadêmica dos médicos veterinários envolvidos na clínica de cães e gatos. Adicionalmente, pretende-se incrementar o conhecimento dos clínicos de pequenos animais atuantes no mercado de trabalho introduzindo novidades e tópicos avançados nesta área.
O programa de Clínica Médica de Cães e Gatos foi delineado com o objetivo de atender uma demanda mercadológica crescente por cursos de pós-graduação, levando-se em conta que a área de Medicina Veterinária é ainda bastante carente em tais especializações. Optou-se pela introdução de um curso para Veterinário com enfoque amplo, que possibilita um aprimoramento do profissional para o campo de trabalho.
 Quem opta pela clínica de pequenos animais funciona como a medicina para humanos. Ou se faz atendimento em clínica geral ou o médico se especializa em cada área, como a ortopedia, a anestesiologia, a cirurgia e endocrinologia, por exemplo.

MEC FORMALIZA RESIDÊNCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA

A residência é uma espécie de estágio integral e supervisionado, geralmente por professores. Muitos estudantes o têm como uma grande oportunidade para treinamento do que foi aprendido na graduação, além de oportunidade para criar intimidade com o dia-a-dia e procedimentos que serão efetuados em sua entrada para o mercado de trabalho. Vários cursos na área da saúde oferecem a residência após sua conclusão, porém, poucos são os que adotam essa modalidade como obrigatória.
Dos 170 cursos de Medicina Veterinária existentes no Brasil, apenas 60 oferecem a residência, sendo os alunos selecionados através de uma prova e entrevistas e apenas 35% destas faculdades possuem a residência reconhecida pelo CFMV, no que saímos perdendo para os Estados Unidos, por exemplo, que possuem o projeto em 100% dos cursos de Medicina Veterinária espalhados pelo país.
A partir deste mês (abril), o Ministério da Educação (MEC) formalizou o reconhecimento da residência em Medicina Veterinária, com a criação e concessão, de 169 bolsas, passando a reconhecer como pós-graduação lato sensu, além de regular e financiar o projeto.
Os hospitais ligados às universidades federais recebem essa primeira leva de bolsas, com duração de 2 anos, no valor de R$2.384,82 mensais.
Mesmo existindo há quatro décadas, somente em 2005, quando o MEC criou a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), essa modalidade foi englobada a outras residências na área da saúde. E, só agora, com essas bolsas oferecidas pelo governo, é que se concretiza a sua oficialização.
Simultaneamente a essa oficialização, o processo sofreu algumas modificações, como o aumento da carga horária, de 48 horas, para 60 horas semanais. Além disso, foi baixado um decreto, autorizando outros profissionais da área, além dos professores, a atuarem como supervisores dos residentes.


Fonte: Folha de São Paulo
Adaptação: Revista Veterinária



Disponível em: http://cursos.universia.net/BR/curso/60740/Clinica-Medica-de-Caes-e-Gatos-2010-2.jsp

Postado por Samantha Nunes

Um comentário:

  1. Prezado Dr.

    Imagine um livro abordando assunto de sua especialidade com seu nome na capa e sem se preocupar com a elaboração do conteúdo.
    Assim poderá compartilhar o conhecimento da melhor forma, sendo também ferramenta para gerar autoridade, fidelizando e gerando novos pacientes, entre outros benefícios, como fazem as maiores referências médicas no Brasil e exterior.
    O livro será produzido a partir de informações fornecidas, verbais ou escritas.
    Sou escritor por encomenda, ghost-writer e editor com 40 anos de experiência retratando também trajetórias pessoais, familiares e corporativas. O trabalho será desenvolvido no local ou a distância com agilidade e custo bem razoável.
    Podemos enviar, sem compromisso, exemplos de livros escritos e produzidos, inclusive para médicos.
    Também elaboramos textos para postar em redes sociais ou com qualquer outra finalidade e podemos transformar o seu livro em eBook para ser comercializado na Amazon e acessado em celular ou tablet.
    Para conhecer o meu histórico profissional, acesse este link www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger
    Estamos à disposição para troca de ideias.
    Obrigado e até breve!

    Oscar Silbiger / Diretor
    Av. Rotary 125
    Campinas / SP
    Tel.: 19 99217-7849

    ResponderExcluir